Desafio

Jovem Inovador

Tecnologia e inovação para jovens dos 13 aos 18 anos

O quê é?

Desenvolvimento de um Projeto Inovador

que envolva tecnologia.

Quando?

A partir de 3 de agosto, até o final do  projeto.

 

Onde?

Avenida Carlos Consoni, 195

Jardim Canadá

Ribeirão Preto - SP

CEP 14024-010

Contate-nos

Para receber maiores informações, insira seu e-mail abaixo ou tire suas dúvidas via WhatsApp (16) 99640-1451.

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social

© 2019 por SuperGeeks Ribeirão Preto.

19 de outubro | Viabilidade financeira das startups

Neste último encontro todo o conteúdo girou em torno da estrutura financeira, com orientações sobre fluxo financeiro, tendo em vista a sustentabilidade das startups criados pelos grupos do Desafio.

Os jovens foram incentivados a buscar informações mais precisas quanto à validação do preço e do valor no mercado, em que estão inseridos. O objetivo desta ação foi o compartilhamento de informações reais para avaliarem se as pessoas interessadas pagariam ou não pelo serviço oferecido pelos aplicativos.

Foi um novo encontro com muita ´mão na massa´ para garantir a viabilidade dos aplicativos quando estiverem disponíveis no mercado.

Além disso, outros conteúdos foram partilhados com os jovens como a montagem dos modelos de negócios com informações sobre faturamento, despesa, lucro operacional, entre outros.

5 de outubro | Definição para o Demoday

Neste encontro as equipes do Jovem Inovador continuaram o desenvolvimento de seus projetos e pitch.

As startups criadas: We Petts, Avante, TalkSchool e Doe Now estão aperfeiçoando suas apresentações, pois em breve passarão pela banca de avaliação de pitch e de seus projetos criados.

Na ocasião os jovens apresentarão seus projetos para empresários e apoiadores do Desafio Jovem Inovador.

No dia 5 de outubro os mentores Juliana Villas Boas e Thiago Fernandes conversaram com os jovens sobre projetos, explicando o formato de apresentação que terão e também sobre a definição de data e local para Demoday.

Os jovens também foram provocados a testemunhar suas impressões quanto ao desafio, estabelecendo um contraponto entre suas percepções iniciais e atuais, relacionadas ao Jovem Inovador.

Boa parte deles evidenciaram a importância da necessidade do trabalho em grupo para seu crescimento individual e para o bem comum dos projetos que estão criando em equipe.

28 de setembro | Elaboração do Pitch

Este último encontro foi de muita 'mão na massa' para nossos jovens. Eles se reuniram com seus grupos para continuar a organizar dos pitchs e adicionar dados que se referem às soluções dos problemas e outras informações que colaboram com a consistência dos dados de validação do projeto.


Ao final os jovens passaram por uma nova avaliação, conforme critérios aplicados no workshop anterior.


Cada grupo foi orientado quanto à sequência dos slides que devem conter informações como: definição do problema, da persona, do mercado, da solução, da jornada, do modelo de negócios, da concorrência, dos números e resultados, do roadmap e investimento previsto.


Ao final os grupos foram classificados com pontuações, de acordo com os critérios de avaliação pré-definidos no encontro passado.

21 de setembro | Avaliação de Pitch

Neste sábado os  jovens foram separados em grupos em 2 salas: Doe Now e Avante em um espaço e na outra sala WePetts e TalkSchool, sendo que cada grupo fez o pitch do outro grupo companheiro de sala, ex.: Doe Now fez o pitch do Avante e vice e versa com os demais.


Com isso foi criado um modelo de avaliação para que os grupos pudessem se avaliarem entre si.


Ao final desta dinâmica cada grupo passou por uma mentoria individual, que analisou cada problema, neste momento foram apresentadas as telas do pitch para que pudessem acompanhar.

Após a finalização deste atividade os grupos voltaram a se reunir e cada um deles ficou acompanhado de um mentor que contribuiu nos detalhes do desenvolvimento do pitch.


No encerramento os mentores avaliarem todos os grupos seguindo os mesmos critérios do modelo real de avaliação de pitch desta natureza, considerando pesos de 1 a 4, de acordo com a importância do critério, conforme: consistência na validação (peso 4); desenvolvimento da solução (peso 2); domínio do problema; domínio da solução; consistência do negócio e qualidade do pitch (peso 1).

No final do dia os mentores montaram um ranking de classificação dos grupos por desempenho.

14 de setembro | Workshop UX - Experiência do Usuário

O tema do 7º workshop, que aconteceu no dia 14 de setembro, teve como mentor Silvio França, designer de produto e especialista em Experiência do Usuário, que apresentou aos jovens a importância de se ter um aplicativo de fácil navegação: “o programador não necessariamente será o usuário do aplicativo e precisa pensar primeiro neste perfil e depois em todos os botões, atalhos, informações que devem estar contidas em cada tela para incentivar que os usuários navegam pela ferramenta e usem tudo o que desenvolvido”, explicou.

Os quatro grupos se uniram para desenhar tela por tela, validar as passagens das páginas e discutir a jornada do usuário dentro do aplicativo.

Ao final, foi sugerida a dinâmica de teste com o usuário, em que foi simulado uma avaliação feita nos mesmos moldes de validação do Google, com um dos mentores sendo o usuário; um dos membros do grupo atuando como facilitador para ditar as ordens de execução; outro membro filmando as reações do usuário e suas formas de navegação e por fim, um terceiro participante que anotou os feedbacks para aprimorar o app. 

“Estou muito surpreso com o Desafio Jovem Inovador. Eu imaginava que iríamos ficar mais no plano das ideias, discutindo empreendedorismo e como se abre uma startup. Não imaginava que seria tão prático e que aprenderíamos todas as etapas que conseguimos chegar até agora. Em cada encontro aparecem coisas novas para trabalharmos e desfazem algum nó, alguma dúvida que não estávamos conseguindo solucionar”, conta Vitor Lucas Machado da Silva, um dos jovens que participa do desafio e que faz parte da equipe DoeNow, que está desenvolvendo uma ferramenta para solucionar o problema da falta de voluntários em ONGs de Ribeirão Preto.

“Há mais de um ano tenho com alguns amigos a ideia de criar este aplicativo, mas não sabíamos como executar. No Desafio Jovem Inovador estamos tendo a possibilidade de conhecer todas essas fases, ferramentas que podemos usar, contemplar tudo o que precisa ser feito e esperamos que até dezembro o aplicativo esteja pronto”, finaliza Vitor.

7 de setembro | Workshop Landing Page

O workshop deste dia foi todo dedicado ao prosseguimento de criação das landing pages, iniciadas na semana anterior.

Esta atividade foi concluída pelos jovens, que já haviam registrado seus domínios para publicação das páginas na web.

Ao final os grupos integraram o domínio às landing pages, criadas em Wordpress, e iniciaram a captação de leads, para desenvolvimento das próximas etapas do desafio.

 

Conheça você também as landing pages criadas: Avante; DoeNow; Talkschol; Wepetts.